Criar uma Loja Virtual Grátis
 Free Thought-Pensamento Livre


Rating: 2.9/5 (274 votos)




ONLINE
2







Total de visitas: 53104
Apagão no R.J, com clientes...

Cariocas e turistas lotam bares em Copacabana em noite de apagão

Comerciantes usaram lanternas e celulares para servir os clientes.Falta de energia afetou pelo menos dez estados, em quatro regiões.

 

Para driblar as mais de duas horas sem luz, muitos moradores de Copacabana, na Zona Sul do Rio, deixaram as suas casas na noite desta terça-feira (10) e lotaram os bares da região. Entre petiscos e música improvisada, turistas e trabalhadores enfrentaram o blecaute que atingiu parte do Brasil com muito papo e criatividade.


Teve espaço para tudo: roda de samba, jogo de pôquer, piadas e até uma partida de futebol. A escuridão não foi obstáculo para um grupo de jovens moradores do bairro, que logo arrumou uma bola e improvisou um gol no meio do calçadão à beira da Avenida Atlântica. A cena chamou a atenção de quem passava pelo local.


“Estava chovendo muito e depois veio esse apagão todo. Na hora eu pensei que fosse uma coisa somente aqui na rua, mas quando vimos todo mundo descendo e indo para a praia, eu chamei meus primos e colegas para jogarmos uma partida aqui mesmo, perto da praia”, disse o estudante Maicon Rodrigues dos Santos, de 16 anos.


O calçadão da Praia de Copacabana, aliás, foi um dos pontos mais movimentados durante a falta de energia. Mesmo às escuras, teve gente que não se intimidou e encarou caminhadas e exercícios ao longo da ciclovia. Foi o caso da dona de casa Maria Adelaide Silva, de 52 anos, que passou o fim da noite na orla ao o lado do marido.


“Eu não gosto de ficar no escuro, mas morar no Rio de Janeiro tem suas vantagens. Uma delas é essa. Onde eu poderia arrumar uma situação como essa para aproveitar essa linda paisagem. Não adiantaria eu ficar em casa, só me resta pegar a minha lanterna e vir para a rua”, contou.


 O blecaute atingiu na noite desta terça, a partir das 22h13, pelo menos dez estados brasileiros, além do Paraguai. De acordo com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, o apagão tem relação com o "desligamento completo" da usina hidrelétrica de Itaipu. A administração da usina, por sua parte, afirmou que não houve problema de geração, mas sim em linhas de transmissão.

 

Folga antecipada


O dia de trabalho terminou mais cedo para um grupo de dez funcionários de um hotel em Copacabana. Com o blecaute, eles seguiram para um bar na Avenida Nossa Senhora de Copacabana. Sem ligar para a chuva fina que chegou a cair sobre a cidade, os trabalhadores puxaram a cadeira e prometeram deixar o local apenas pela madrugada.

“Nada melhor que reunir os amigos num barzinho, com uma boa cerveja e música para esquecer o caos desse apagão. Eu fui dispensada três horas antes do normal, não tinha o que fazer lá, sem luz não há serviço. Então decidimos vir para cá, esperar a luz voltar. Aproveitamos e fizemos um jantar a luz de velas”, brincou a recepcionista Jaqueline Lima.

‘Kit de sobrevivência’ contra apagão

Para não perder a clientela, os donos de bares e restaurantes tiveram que improvisar durante o período em que a cidade ficou às escuras. Além da tradicional vela e lanterna, Marcelo Henrique de Carvalho, gerente de um bar na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, usou faróis de carro para iluminar o estabelecimento. A ideia, segundo ele, rendeu bons resultados.

“Enquanto alguns bares fecharam por causa da falta de luz, eu mantive o meu aberto. Isso aqui começou a encher e não paramos um só minuto. Usamos luz de celular e lanternas para servir as comidas. Sabia que com o blecaute as pessoas viriam paras as ruas, por isso improvisamos”, disse o Marcelo, que ainda usou um isopor para manter as bebidas geladas.

 

Em Botafogo, também na Zona Sul da cidade, um grupo de universitários passou a noite num bar na Rua Voluntários da Pátria munidos de lanterna, vela e lamparina. "Se não dá para ficar dentro de casa, só nos resta esperar do lado de fora, e nada mehor do que passar o tempo num dos melhores lugares da cidade", disse o estudante de direito Flávio Silveira Matos, de 21 anos.


 

Sinais parados e ruas às escuras 


Enquanto uns aproveitavam a noite carioca, outros enfrentaram ruas escuras mesmo após o fornecimento ser restabelecido, por volta de meia-noite. Os sinais de trânsito da orla de Copacabana, Ipanema e Leblon não voltaram a funcionar. As praias de Botafogo e Flamengo ficaram sem iluminação pública.


Segundo informações do 13º BPM (Praça Tiradentes), mais de dez alarmes de bancos na região foram acionados, fazendo com que equipes do batalhão se deslocassem até as agências. Nenhum crime foi constatado.

 

De acordo com o superintendente da Light, distribuidora de energia elétrica do Rio, Carlos Piazza, o Rio de Janeiro é abastecido por três grandes pontos de disponibilidade de carga: Grajaú, Jacarepaguá, na Zona Oeste, e São José, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense.


 
 

 

 

 

 

Criar uma Loja online Grátis  -  Criar um Site Grátis Fantástico  -  Criar uma Loja Virtual Grátis  -  Criar um Site Grátis Profissional